Segundo Masuda (1982), as
tecnologias de informação e comunicação operam como forças propulsoras que
modelam as relações sociais, econômicas e políticas na sociedade contemporânea,
dessa forma, as tecnologias proporcionam que cidadãos construam seus saberes a
partir da comunicação e de interações com um mundo de pluralidades, no qual não
há limites geográficos, culturais e onde a troca de conhecimentos e
experiências é constante.
Partindo desse ponto,
podemos denominar nossa atual sociedade como a era da democratização digital,
onde indivíduos de diversas classes sociais interagem umas com as outras, sejam
contribuindo e produzindo novas ideias e ações ou como meras receptoras de
informações, cabendo a cada um saber e ter um senso critico de distinguir o que
é real do fake.
No ambiente educacional, a
inserção das TICs depende primeiramente da formação do professor em uma
perspectiva que procure desenvolver uma proposta que permita transformar o
processo de ensino em algo dinâmico e desafiador com o suporte das tecnologias,
pois, quando articuladas a uma prática formativa que leva em conta os saberes
trazidos pelo aluno, associando aos conhecimentos escolares se tornam
essenciais para a construção dos saberes, favorecendo assim formas aprendizagens
e desenvolvimentos diferentes e dinâmicos, além de proporcionar um melhor
conhecimento na área da tecnologia e comunicação.
As tecnologias da informação e comunicação crescem cada dia mais na sociedade atual existente, onde as pessoas estão cada vez mais emergidas no mundo da cibercultura, usando as mesmas para variados fins, fazendo da comunicação um meio de informação sobre os assuntos do momento e um meio onde não há fronteiras para se encontrar com alguém virtualmente, onde cabe aos internautas verem quais informações vão acrescentar e quais são inventadas pela mídia.
ResponderExcluirSendo assim o educador precisa estar no processo contínuo de dedicação e atualização para que assim possa desenvolver junto com seu aluno um processo de ensino-aprendizagem que use as TIC como algo que vai ampliar a aprendizagem dos alunos em todos os campos sociais envolvendo a criança de maneira onde a mesma se sinta a vontade para aprender e absorver tudo que é proposto pelas novas tecnologias existentes.
Realmente, Mabel. As escolas precisam trabalhar mais a importância das Tics para a educação, pois elas enriquecem e dão uma ampla visão dos mais diversos questionamentos que existem no mundo. Abraços
ExcluirA aplicação das TIC dependem muito da formação do professor, muito bem colocada essa informação, pois condiz muito com a realidade escolar. Muitos professores não utilizam as TIC em sala de aula, por não saberem como usar. Triste realidade.
ResponderExcluirExatamente isso, Eraldina! É necessário uma formação continuada para os professores sobre tudo que envolve tecnologia e educação, pois vivemos em uma era que as tecnologias estão presente a todo momento, tanto em casa, como na escola. Abraços.
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